Antes de mais nada, importante considerar o momento em que esse texto esta sendo escrito, joguei e estou escrevendo essa avaliação no final do ano de 2024, isso significa que a minha experiência com esse jogo veio depois de assistir as infinitas séries que a Disney vem produzindo no universo Star Wars. O jogo foi lançado no final de 2019 (mesmo ano do lançamento do último filme da trilogia) e, que sorte de quem jogou logo que lançou!
Enredo
O jogo se passa entre os acontecimentos do episódio 3 e 4 dos filmes, nele, você controla Cal Kestis um padawan que sobreviveu ao expurgo e agora vive escondido trabalhando como mecânico e sucateiro. A história se desenrola a partir da visita de uma guarnição do império que vem a sua procura e ameaça matar seus colegas. Após ser forçado a expor sua identidade, Cal foge e encontra seus novos parceiros rebeldes, Cere, Greez e posteriormente seu droid, BD1. Uma vez parte desse grupo, guiado por Cere, Cal começa uma jornada para obter o um documento contendo a lista de jovens sensitivos à força de toda a galáxia para realizar o plano de restaurar a ordem Jedi.
Opinião
Vamos direto ao ponto aqui: O jogo é um exemplo do que deve ser feito no universo Star Wars!
Sem precisar se apoiar nos Skywalker, nem nos vilões mais icônicos do universo, o jogo constrói personagens carismáticos, profundos e complexos.
Cal é um protagonista muito interessante e você passa por diversos momentos emocionantes com ele, tendo contato com seus medos e traumas ao mesmo tempo em que vê seu amadurecimento enquanto jedi e rebelde.
Falando de combate, o jogo tem uma mecânica de combate que, ao mesmo tempo que te permite enfrentar múltiplos inimigos simultaneamente mas sem se tornar um hack'n'slash e também sem ser seguir o combate da série Arkham de batman. Alguns comparam com Sekiro (eu não joguei Sekiro então não saberia dizer), durante o combate, além obviamente, do sabre de luz, você pode usar alguns truques de força para derrotar os inimigos.
Visualmente o jogo é LINDO, o uso da iluminação e a grandiosidade dos cenários dá, em diversos momentos do jogo, a sensação de estar assistindo a um filme, como você visita diversos planetas no decorrer do jogo vale também citar a ambientação, cada planeta tem características bem específicas e cada um tem uma beleza diferente. É impossível passar por esse jogo sem ficar boquiaberto de tempos em tempos com o cenário que se coloca a sua frente.
Em pesquisa pra esse post, descobri que o jogo foi escrito por Aaron Contreras (que trabalhou na arte de ambiente de God of War: Ragnarok) e dirigido por Stig Asmussen (Diretor de God of War 3), aplausos aos dois!
O ritmo do jogo também é muito bom, alternando entre totalmente frenético e contemplativo, numa dualidade que faz bastante referência inclusive a dualidade de luz e escuridão que todo o universo Star Wars sempre explora.
Em resumo, pra mim o jogo foi um presente! Depois de consumir tantas obras medíocres no universo Star Wars (salvo algumas exceções como Mandalorian e Andor) foi realmente um acalento jogar algo que traz tanto da essência de Star Wars de maneira tão bem executada.
Nota: 10
Comentários
Postar um comentário